10 de outubro de 2013

Coluna da Cora: Cuidados Com as Unhas



Olá, leitoras do Saia Plissada! 

Essa semana resolvi postar para vocês, algumas informações sobre o cuidados com as unhas. Fiz esse post há um tempo atrás para o meu blog (www.esmaltecolorido.com.br e achei bem interessante. 

Existem muitas informações contraditórias, então eu pesquisei bastante sobre o assunto tentando descobrir as informações verdadeiras (ou mais próximas disso).

Vamos lá...

























1) Tirar a cutícula faz mal?

Segundo as minhas pesquisas, sim. A cutícula é uma barreira contra infecções bacterianas e fúngicas, assim, retirá-la pode causar machucados (os "bifes") e deixá-la mais grossa e feia... Confesso, entretanto, que tinha muitas dúvidas sobre esse assunto. Costumava fazer a unha removendo a cutícula, porem já faz um ano que parei de tira-lá. Eu só hidrato (com o Creme de Tratamento de Cutículas da Thuya - produto Argentino - ou a Cera para unhas da Granado) e empurro com a espátula. Não vejo tanta diferença e economiza muitoooo tempo...
2) É verdade que a unha precisa "respirar"?
Respostas contraditórias! Uns dizem que é bom deixar a unhas um ou dois dias sem esmalte, antes de pintar de novo e outros dizem que a unha não precisa respirar por não ter orifícios... Mas a verdade é que o esmalte agride as cutículas, então, usando o bom senso, acho que a unha merece um descanso (rsrs)... Pelo menos um dia na semana!
3) Acetona faz mal para as unhas?
De fato, a acetona deixa a unha mais ressecada e esbranquiçada. Por sua vez, o removedor não resseca, mas tem um cheiro muito forte (pelo menos todos que eu experimentei) e demora um pouco mais pra remover o esmalte.  Eu uso removedor Óleo de Orquídeas da Risqué e estou gostando. Ele tem um cheiro, digamos, menos forte que os outros (apesar de ainda não me agradar).












4) Esmaltes escuros fortalecem as unhas?
Isso é uma ilusão. A diferença entre os esmaltes claros e escuros está na concentração do pigmento. Os esmaltes escuros as vezes são mais espessos e dão a sensação que a unha está mais grossa.
5) Porque as bolinhas aparecem após a esmaltação?
Uma coisa é verdade, o vento causa bolinhas no esmalte! Vento de secador de cabelo, da janela, do ventilador...Evitem!
Mas, não é só o vento. Elas surgem também devido ao calor do nosso próprio corpo. Então a dica é botar as mão em um recipiente com água e gelo antes de esmaltar. O procedimento pode ser repetido após a esmaltação também.
O que acharam do post informativo?
Beijão!

Cora Mattos
Fontes:

2 comentários:

  1. É sempre bom esclarecer certas coisas, especialmente mitos de beleza!
    Eu ainda não consegui desapegar totalmente da retirada das cuticulas, mas criei o hábito de hidrata-las com o Cuticle Oil da OPI o que acaba reduzindo o uso do alicate.
    Gostei muito do post!
    Beijão
    www.doce-feito-pimenta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ja tinha ouvido isso das bolinhas|! Uma grande verdade!!! Adorei o post!!

    http://ideiasdeartista.blogspot.com/

    beijooo

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Seu comentário é muito importante...
Beijos