25 de dezembro de 2013

Coluna da Cora: Cuidado Com As Unhas #Parte2



Olá , garotas! Essa é a segunda parte do meu post sobre cuidados com as unhas. Nesta continuação, eu respondo mais cinco perguntas frequentes!
Vamos lá:


1) O que as unhas podem dizer acerca do meu estado de saúde?
Elas realmente refletem o estado de saúde das pessoas e demonstram os seus hábitos, bons (higiene) ou ruins (onicofagia - roer as unhas). No que diz respeito à saúde, podemos dizer que elas indicam:
 - Doenças do rim (unhas metade branca e metade vermelha)
 - Doenças cardiacas (leito ungueal- parte abaixo das unhas- é vermelho)
 - Doenças do pulmão (unhas amarelas com espessamento e crescimento lento)
 - Doenças do figado(unhas brancas)
 - Diabetes (unhas amareladas e com discreta coloração arroxeada na base)
 - Anemia ( leito ungueal pálido)
Lembrando que antes de qualquer diagnóstico devemos consultar um médico, pois, só ele pode esclarecer e informar sobre o problema!
2) Porque minha unha amarelou?
Existem varias possibilidades. A principal é o uso de esmalte pigmentados sem ter passado a base antes da esmaltação. Para "desamarelar", só esperando a unha crescer ou usando alguma receita caseira, que ajude a solucionar esse problema (existem varias receitinha para solucionar esse problema na internet )
Então lembre-se:  sempre passe a base antes!!
Outras causas para unhas amareladas são o uso de produtos químicos, substâncias presentes no cigarro, diabetes e infecções fúngicas (onicomicose).
3) Usar cola do tipo Super Bond no esmalte faz com que ele dure mais?
Parece que sim e isso foi novidade pra mim! De acordo com minhas pesquisas, pingar 3 gotas de Super Bond no esmalte faz a esmaltação durar mais. Podemos pingar somente na base, ou no esmalte, ou até mesmo no top coat.

Mas atenção: quem faz isso não repete a operação mais de uma ou duas vezes por mês, já que não há testes científicos que demonstrem a possibilidade ou não de reações alérgicas. Entretanto, vale ressaltar que o Ester de Cianocrilato (principio ativo da Super Bond) é usado em técnicas cirúrgicas há algum tempo, o que seria um bom indicativo.
Acredito que quando usado no top coat seja mais inofensivo pois estará sobre o esmalte e não sobre a unha...e você pode tomar o cuidado de nao encostar o pincel na cutícula.                            
4) Quais as melhores dicas para quem quer parar de roer as unhas?
Minha primeira dica, como "ex-onicofagista" é: esteja sempre com as unhas feitas. O que acontece é que, naquele dia que deixamos a unha descansar, entre uma esmaltação e outra, eu já começo a mordiscá-las... Mas isso é coisa de gente ansiosa...Rsrs
Outra dica é usar esmaltes com gosto ruim e nesse caso, existem várias opções como Stop' grow, Mavala Stop, Onic da Derma Nail, Impala Care Stop it, entre outros.
Tenho mais uma dica, que é boba, mas pode ser a solução pra quem já tentou de tudo: use batom de cores fortes! Ninguém gosta de borrar o batom, melecar os dedos...Rsrsrs












5) Usar base realmente fortalece as unhas?
Minha pesquisa foi inconclusiva: uns dizem que sim, outros não dizem nada. Mas uma coisa é certa: o que realmente fortalece as unhas é uma alimentação saudável com bastante proteínas e vitaminas. E o que enfraquece as unhas é o (péssimo) hábito de roê-las (devido à acidez da saliva) e o contato com produtos químicos (assim, devemos usar luvas quando fazemos faxina ou lavamos pratos). Se sua unha é sempre quebradiça, vale a pena consultar um médico dermatologista para investigar a razão. Além do mais, ele poderá indicar para você bases fortalecedoras manipuladas, contendo carbonato de cálcio, formaldeído e derivados de quinino.
Que acharam do post?
Algum comentário ou sugestão?
Beijos!
Cora Mattos
Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
Seu comentário é muito importante...
Beijos