10 de março de 2015

O que usar em uma entrevista de emprego em outro país?





A busca por trabalho dos brasileiros aqui na Irlanda (ou em qualquer outro país) é uma tarefa bem difícil. Na sua maioria (é o meu caso) possuem o visto stamp 2, ou seja, permissão para estudar e trabalhar meio período por um ano. Esse é o grande problema, muitas empresas precisam de pessoas para trabalhar full-time (das 09h às 17h) e por isso está tão difícil conseguir trabalho.

Mas sempre temos a sorte de ser chamado para uma entrevista de emprego, e ai entra o grande problema, o que usar??? Amanhã eu tenho uma entrevista em um hotel cinco estrelas muito conceituado e quando parei para pensar no que vestir eu entrei em desespero. Vou explicar!!!
Conversei com minha professora e coordenadora da minha escola de inglês e ela me deu algumas dicas sobre como se vestir. Mas ai você me pergunta: Aninha, você é uma produtora de moda e não sabe o que vestir? Eu sei o que vestir gente, o problema são pequenos detalhes que serão levados em consideração e variam de país para país.

Aqui na Irlanda eles pedem o uso do cabelo sempre preso, pode ser um coque ou uma trança, para eles é sinônimo de formalidade e seriedade. Outro quesito, cores sóbrias sempre. no Brasil constumamos usar tons mais claros e até peças com um pouco de cor, mas aqui eles presam muito pelas cores mais sóbrias como o cinza, preto, marinho e marrom, mas isso não significa que você será dispensado se usar uma cor no look (é apenas uma preferência)Nada de saias ou vestidos, sempre use calça. O clima ainda está frio então nada de usar jaquetas, prefira os blazeres ou sobretudos. As outras coisas são mais comuns a todos os lugares, como por exemplo o esmalte deve ser sempre bem discreto, usar sempre o mínimo possível de bijuterias, usar salto, sem decote ou transparência e maquiagem bem suave.

Achei interessante fazer esse post aqui no blog porque sei que muitas brasileiras que estão morando fora também devem sofrer essa mesma pressão sobre o que usar em uma entrevista de emprego. Já temos que nos preocupar com o idioma, por isso pesquisar sobre a cultura local será o seu melhor aliado na hora de escolher o que vestir.

Como eu estou aqui na Irlanda, vou mostrar para vocês a roupa ideal para uma entrevista aqui, mas claro que se adapta a qualquer lugar, tudo vai depender do clima! Lembrando que os ambientes são sempre cliatizados, ou seja, evite colocar uma blusa que vá te deixar desconfortável (blusa sem manga por exemplo) pois a primeira coisa que você fará ao entrar na empresa é tirar o casaco.




















































Foto: Reprodução
Montagem e arte: Aninha Varjão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
Seu comentário é muito importante...
Beijos